Programas e Projetos

Orientação a pais e familiares

Introdução:

A família é a base para a educação e constituição do ser de cada criança e adolescente. As primeiras relações e aprendizagens acontecem no núcleo familiar – valores, noção de identidade, noção de mundo, entre outras. No entanto, nem sempre é fácil lidar com as dificuldades que surgem nessas relações.

Nesse contexto, o Espaço Diálogos Vinhedo se destaca como um espaço que oferece suporte para famílias que desejam aprimorar a sua relação com os filhos e desenvolver habilidades de convivência e resolução de conflitos através de reflexões conjuntas.

Orientação a pais e familiares: um processo fundamental

A orientação a pais e familiares consiste em um processo de aprendizagens e reflexões sobre o papel da família na formação dos filhos. É uma prática que envolve a ampliação da compreensão dos desafios e dificuldades enfrentados pela família, bem como o desenvolvimento de habilidades para lidar com eles. É uma construção conjunta entre profissional e toda a família envolvida.

Nesse sentido, a orientação a pais e familiares busca oferecer suporte e reflexões que possibilitem relações mais saudáveis, seguras e funcionais, o que contribui para a formação de pessoas mais equilibradas e felizes.

O Espaço Diálogos em Vinhedo: foco na família e nos jovens

O Espaço Diálogos em Vinhedo é um espaço que se destaca pela abordagem humanista centrada na singularidade de cada família que nos procura. Por meio de um trabalho integrado, o Espaço busca compreender as necessidades, as vulnerabilidades e potencialidades de cada pessoa, bem como as dinâmicas familiares que influenciam na sua formação.

Com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, o Espaço Diálogos em Vinhedo oferece serviços de orientação a pais e familiares, psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos e outros serviços relacionados à saúde mental e bem-estar.

Fortalecimento de laços e desenvolvimento de habilidades

A orientação a pais e familiares oferecida pelo Espaço Diálogos em Vinhedo tem como objetivo fortalecer os laços familiares, ampliar as habilidades relacionais e os recursos para a resolução de conflitos. Por meio de diálogos e atividades, os profissionais trabalham com os pais para identificar os desafios e as dificuldades relacionais entre os envolvidos e desenvolver estratégias para lidar com eles.

Além disso, a orientação a pais e familiares também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos pais, nas crianças e nos jovens, como a empatia, a comunicação e a resolução de conflitos. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento de relações saudáveis e funcionais ao longo da vida.

Conclusão:

A orientação a pais e familiares é um processo fundamental para o desenvolvimento saudável e equilibrado de crianças e adolescentes. O Espaço Diálogos em Vinhedo se destaca por oferecer serviços de alta qualidade e uma abordagem centrada no acolhimento às diferenças e particularidades das famílias e de todos os envolvidos no processo.

Dúvidas frequentes

Quais são os benefícios da psicoterapia para adolescentes?

A psicoterapia pode auxiliar adolescentes a lidar com os desafios afetivos-emocionais, sociais e familiares. O autoconhecimento possibilita o desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de situações problemas, a promoção de interações interpessoais mais saudáveis e funcionais.

A psicoterapia pode ajudar os adolescentes a aprender a identificar e a reconhecer situações ou fatos desencadeadores de ansiedade. Com isso, ele pode desenvolver recursos para prevenir esses eventos e para lidar com a ansiedade de várias maneiras, incluindo técnicas de relaxamento, por exemplo.

Sinais de que um adolescente pode precisar de psicoterapia incluem comportamento de risco, como a autolesão (quando começa a se machucar); problemas com a alimentação; isolamento social; sentimento de menos valia (baixo autoestima); falta de interesse em atividades que costumava gostar; irritabilidade; humor instável; e mudanças no desempenho acadêmico. Alguns adolescentes podem manifestar o interesse no autoconhecimento e pedirem aos pais pela psicoterapia. Quando isso acontece, sugerimos que esse pedido deve ser acolhido pelos responsáveis.

Os pais podem ajudar os adolescentes a se sentirem confortáveis com a ideia de ir para a psicoterapia, incentivando abertamente, normalizando o processo, mostrando empatia e escolhendo um profissional adequado que se encaixe nas necessidades e preferências do adolescente. Para o processo iniciar, é imprescindível que o adolescente queira e que não seja somente uma demanda dos pais e/ou responsáveis.

 

A duração típica de uma sessão de psicoterapia para adolescentes é de 50 minutos.

Sim, em alguns casos a psicoterapia pode ser combinada com medicamentos para tratar adolescentes com problemas mentais. O médico psiquiatra é responsável por receitar os medicamentos. Geralmente há uma parceria entre o psicólogo (a) que acompanha o adolescente e o psiquiatra para que a avaliação leve em conta todos os seus aspectos de vida.